Agenda Online CDI Santa Maria

Proposta Pedagógica

A concepção pedagógica do Centro de Desenvolvimento Infantil Santa Maria, para a Educação Infantil, do Berçário à Pré-escola, planeja atividades que objetivam o desenvolvimento integral da criança numa proposta pedagógica HUMANISTA, sendo a criança o centro das atenções de todos os educadores e tem como fundamentos: 

Olhar a criança com o carinho e a atenção de que necessita, abrangendo o desenvolvimento físico e motor, as questões de saúde individual e do ambiente, higiene, alimentação, o descanso e a segurança (proteção e defesa). 

Privilegiar as brincadeiras: enfatizando as vivências da infância, como: o riso, a exploração e a descoberta do mundo de acordo com o entendimento e os sentimentos próprios de cada criança; com atenção aos jogos, ao faz-de-conta, à imitação, os quais possibilitam à criança a assimilação e a reconstrução de determinados eventos ao seu redor, à socialização e a troca entre os brincantes; promovem o estímulo de sua criatividade e o desenvolvimento de sua autonomia.

Promover a educação, numa abordagem qualitativa, propondo experiências de aprendizagem advindas da vivência social e da linguagem.  Além da linguagem oral e escrita, poder significar toda e qualquer realização individual e social, como: relações entre as crianças e com os objetos em interação nos movimentos corporais, desenhar, pintar, modelar, recortar e colar, chorar; estar diante de uma situação de conflito e o jeito de resolvê-lo; pedir ajuda; rir, brincar, ouvir e contar histórias, cantar, dançar e se divertir.

 

Áreas da aprendizagem

MOVIMENTO OU A EDUCAÇÃO FÍSICA

O Movimento para a criança envolve, não só o deslocamento do corpo ou o uso de partes do mesmo, mas amplia as possibilidades expressivas do movimento físico individualmente e em grupo, utilizando as habilidades adquiridas, gestos, ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

Na área de educação física, estarão inclusas atividades de caráter exclusivamente lúdico, visando o desenvolvimento global das mesmas, ou seja, serão trabalhados aspectos de cooperação mútua, respeito às regras, expressão e reconhecimento corporal, manifestação de sentimentos, dentre outros aspectos.                                                                                     

 

ARTE

A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo; sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, na areia, na terra, na água; neste momento, ela está utilizando a linguagem da arte para expressar-se.

Linhas traçadas rompendo o espaço do papel... A criança brinca com o gesto, a cor, os olhos que seguem a linha, que inventam formas. Nossos olhos são sensíveis para perceber seus desafios?
O aprendizado da Arte desenvolve a inteligência pictórica, assim como diversas competências, por meio da ação em três eixos de aprendizagem: fazer, apreciar e refletir sobre a produção social e histórica da obra, contextualizando os objetos e seus conteúdos.

 

MÚSICA

Entendemos que as crianças nos três primeiros anos de vida necessitam dos estímulos para a percepção do ouvir, do escutar e do interpretar diante dos diferentes sons ao seu redor. Além destes aspectos de aprendizagem a vivência com a música, intencionalmente, as tranqüilizará, as alegrará e auxiliará no desenvolvimento cognitivo: imitar, cantarolar, harmonizar gestos e melodias, entre outras expressões. A partir dos 4 anos, pretende-se o gosto pela música e interesse pelos instrumentos, além de iniciarem a criança numa vivência cultural que a ajudará em várias outras áreas do desenvolvimento.

 

LINGUAGEM

Acreditamos que a linguagem se constitui em um dos eixos básicos da educação infantil, importante para a formação da pessoa, para a interação com o outro,  e para a construção do pensamento. A capacidade de comunicação e expressão está relacionada com as competências lingüísticas, como: falar, escutar, ler e escrever. Essas competências serão aprendidas e serão melhores  se alicerçadas exatamente na primeira infância, quando a criança observará, compreenderá e estabelecerá relações sócio-culturais diante dos fatos dos quais participa.

 

NATUREZA E SOCIEDADE

O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças no dia-a-dia e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural em que vivem.

 

MATEMÁTICA

A aprendizagem da Matemática acontece dentro de um rápido e intenso processo de mudanças vividos pelas crianças na educação infantil. Elas vivenciam experiências que as levam a estabelecer tipos de relação – comparação, quantidade, representações mentais, gestuais, medidas, distancias, etc.

 

INGLÊS

Esta atividade é oferecida às crianças a partir dos 3 anos (maternal), com o objetivo de ampliar a sua capacidade lingüística e promover  contato com esta e outras culturas diferentes.

 

KARATÊ

Esta atividade foi escolhida para proporcionar as crianças ampliar  conhecimentos  e práticas corporais, fortalecendo: reflexo, equilíbrio, força, iniciativa e agilidade, fundamentadas nos princípios dessa cultura-arte oriental que é o respeito mútuo, controle, harmonia e a auto-estima.

 

NATAÇÃO

É oferecida aos alunos como atividade extracurricular, através de convenio com Academia especializada localizada em nosso bairro. 

O objetivo pedagógico é de ampliar os benefícios ao seu desenvolvimento integral nos diversos aspetos físicos, como: cárdio-respiratórios, o tônus muscular,  o equilíbrio, agilidade e força,  assim como as habilidades psico-motoras: lateralidade, percepções sensoriais, noções espaciais e temporais, ritmo, sociabilidade e confiança.

 

DANÇA

É trabalhada com todos os alunos da escola, dentro do calendário de atividades culturas e datas comemorativas com o objetivo de despertar nas crianças comportamentos facilitadores para os relacionamentos interpessoais e intrapessoais por ser de uma atividade lúdica, além de proporcionar, ritmo, harmonia, postura, auto-estima, autoconfiança, sensibilidade e contribuir para que a criança adquira saberes artísticos e culturais.
O Ballet – é ofertado às crianças como atividade extracurricular, através de profissional especializada atuando na escola.

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade